Por que investir no mercado imobiliário de Santa Maria?
Voltar para o blog

Por que investir no mercado imobiliário de Santa Maria?

O mercado imobiliário é um dos que mais cresce no Brasil. Em qualquer circunstância, um bem imóvel sempre será uma moeda forte.


Ao mesmo tempo, trata-se de um setor bastante competitivo. Por isso, investir em um imóvel de qualidade e, principalmente, adequado ao público de potenciais locatários que se quer alcançar, é um diferencial.


A cidade na qual estamos localizados, Santa Maria – também conhecida como “coração do Rio Grande” –, vem se mostrando uma excelente opção para quem quer expandir a carteira de investimentos.


Isso ocorre em função de, pelo menos, três motivos principais, sobre os quais discorreremos neste texto. Confira!


Forte presença de público universitário


Outro nome pelo qual Santa Maria é frequentemente chamada é “cidade universitária”, em função das inúmeras instituições de ensino aqui sediadas.


O destaque vai para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no bairro Camobi, e para a Universidade Franciscana (UFN), cujos prédios situam-se na região central da cidade.


A cada semestre, milhares de jovens mudam-se para cá visando a formação acadêmica e profissional. De maneira semelhante, muitos recém-formados deixam a cidade, seja para retornar a suas terras-natais ou buscar oportunidades em grandes centros.


Outro público relacionado são os estudantes de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares, cuja vinda para a cidade é motivada pelo desejo de melhor se preparar para as provas de ingresso nas instituições de ensino superior – preparação que, muitas vezes, não é encontrada em municípios menores da região.


Assim, ao menos duas vezes por ano, ocorre simultaneamente a saída e entrada desses públicos em imóveis residenciais, o que representa uma oportunidade e tanto para quem os detém.


E, falando em oportunidade, uma excelente opção para quem deseja locar imóveis para estudantes é o Residencial Bela Manhã. Por estar próximo à Praça dos Bombeiros, o residencial permite que alunos da Universidade Franciscana (UFN) desloquem-se a pé, ao mesmo tempo em que possibilita a quem estuda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) acessar facilmente a linha de ônibus.


Amplo contingente militar na cidade


Outro aspecto é a existência, no município, de 22 quartéis, contemplando Exército e Força Aérea. Além disso, Santa Maria é a cidade com o maior número de blindados no país, com 303 veículos do gênero.


Isso faz com que, anualmente, um grande número de novos servidores mude-se para a cidade, seja em decorrência de graduação nas Escolas do Exército ou transferência por tempo de serviço.


Junto deles, vêm suas famílias, buscando imóveis de localização acessível e com todas as comodidades necessárias ao bem-estar do núcleo familiar – como escolas, hospitais, supermercados, farmácias, paradas de ônibus, opções de lazer e, claro, segurança.


Nesse sentido, empreendimentos localizados na região dos quartéis, como o loteamento Terras de Humaitá, apresentam-se como boas possibilidades de investimento.


Existência de centros hospitalares de referência para a região


Por último, mas não menos importante, vale lembrar que Santa Maria é uma capital regional conforme a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Nesse sentido, a cidade dispõe de centros especializados que são acessados por habitantes dos municípios vizinhos, com destaque para a saúde.


Hospitais, por exemplo, são pelo menos 8. Quatro deles são voltados exclusivamente aos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), isto é, são públicos. São eles:



Os demais são privados, quer abertos à população em geral mediante pagamento, vinculados a um convênio ou a uma categoria profissional:



Conforme comentamos, a existência dessas instituições faz com que muitas pessoas venham a Santa Maria todos os dias, em busca de atendimentos que não estão disponíveis em suas cidades.


Dessa forma, uma oportunidade que se apresenta para os investidores é a locação por períodos de tempo mais curtos, no modelo de aplicativos como o Airbnb.


Alugar um imóvel próximo a um (ou mais) desses hospitais proporciona comodidade e conforto para os adoecidos e suas famílias, ao mesmo tempo em que garante a você, investidor, grande rentabilidade.


E então, o que acha de dar esse passo? Basta entrar em contato conosco para debatermos as possibilidades!

Outros posts

  1. Saiba tudo sobre a inauguração da Eder Ribeiro Inteligência Imobiliária

    Saiba tudo sobre a inauguração da Eder Ribeiro Inteligência Imobiliária

    No dia 2 de setembro de 2023, a Eder Ribeiro Inteligência Imobiliária abriu oficialmente suas portas para a comunidade de Santa Maria e região.A sede, localizada na loja térrea do n.º 533 da Avenida N...

  2. Minha Casa, Minha Vida: o que mudou em 2023?

    Minha Casa, Minha Vida: o que mudou em 2023?

    Recentemente, o mercado imobiliário não fala em outra coisa: o Minha Casa, Minha Vida mudou – e para melhor.Neste texto, você confere as principais alterações feitas no programa e fica um passo mais p...

  3. Conheça o Las Piedras, novo empreendimento da Melnick e Arcádia em Santa Maria

    Conheça o Las Piedras, novo empreendimento da Melnick e Arcádia em Santa Maria

    Se você reside ou acompanha as notícias de Santa Maria, deve se lembrar da Melnick e Arcádia, construtora que vendeu em poucas horas os mais de 300 lotes do seu primeiro empreendimento em Santa Maria,...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Matriz

Vendas
(55) 99221-8450
Locação
(55) 99221-8114